A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

quarta-feira, junho 27, 2007

O mérito

Diz a senhora ministra que voltaria a tomar as mesmas medidas mas tentaria evitar os resultados perversos delas resultantes. É pena que a sua equipa não seja capaz de análise prévia dos problemas. Já lá para trás recomendei umas aulas de Área de Projecto.

Naturalmente que a questão não está nesta infantil precipitação. Longe disso. Na sua frente estão os cifrões e o absoluto desprezo pelas pessoas e pela qualidade da ensinança. Vem isto mais uma vez a propósito deste infâme concurso para titulares de quê, no seguimento da absurda divisão estabelecida na carreira docente.

Muitas perversidades daqui resultam mas uma que me mói, me incomoda, me enraivece é a que atira para o limbo dos definitivamente excluídos alguns colegas com mais de trinta anos de serviço que, por não desempenho de cargos neste período, não atingem os 95 pontos.

Exponho o caso de uma colega que convenci a concorrer. Triste, chocada com tudo isto, dizia-me para quê concorrer se não tenho os pontos! Esteve nestes sete anos sempre ao serviço dos alunos na escola e, nos cinco anos de registo de assiduidade, apresenta dois anos com três dias de falta e três anos com zero dias de falta.

Ainda sou dada a algumas ilusões. Estava na secreta esperança de que a senhora ministra emendasse a mão. Já que outras condições foram alteradas a meio do campeonato, estava a tempo ou de baixar para 92 o obsceno limite ou de atribuir pontuação extraordinária àqueles professores que todos os dias, ao longo de todo o ano lectivo, trabalharam o melhor que puderam e souberam com os seu alunos. Aos zero faltas.

Este seria um merecido reconhecimento da qualidade, da força, do ânimo. Os alunos desta professora nunca ficaram "pendurados", ninguém teve que a substituir. Ela lá estava disponível para a tarefa exigente, desgastante, tantas vezes tão difícil.

Ignorei essa macacada do prémio. Mea culpa. Devia ter tomado as necessárias medidas para candidatar esta professora. A ignomínia mantinha-se quer para esta professora quer para outros em circunstâncias semelhantes mas eu sempre teria ficado um pouco menos enraivecida.

11 Comments:

Blogger pedro macieira said...

Tenho feito visitas frequentes, mas não tenho comentado, até porque não domino a essência dos assuntos que afectam profissionalmente os professores.
Mas quero dar os parabéns, pelo ritmo e conteúdo dos post, porque isto de ser blogger no Portugal profundo e com Berardos no cimo da escada dos poderes, não é nenhuma pera doce...
Um abraço
Pedro Macieira

11:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tal como no comentário anterior, não comento por razões idênticas.

Contudo não posso deixar de te dizer é um "regalo" ler os teus textos. É tão raro, neste mundo dos blogs, encontrar quem saiba escrever sobre assuntos que realmente importam e em bom português que encontrar-te foi muito bom.

Linka-me quando quiseres. Isso não importa muito. Eu, que tenho uma página de links organizadinha, vou fazê-lo já.

Foi um prazer, Setora.

6:11 da tarde  
Blogger Lourdes said...

Olá Setora!
Agradeço o seu amável comentário no meu blog, apareça por lá sempre que queira a porta está aberta à educação, a quem é professor de verdade.
Gosto do que escreve, também me vou fazer convidada do seu espaço
Um abraço Lourdes

9:37 da manhã  
Blogger Maria Lisboa said...

A tua colega tem 96 pontos!

O problema foi que nenhum de nós teve atenção ao que está no novo ECD e devíamos ter lido o 200, em ligação com o 15. Por mim falo, já que não contabilizei os pontos devidos na avaliação. E ainda hoje coloquei essa questão ao CE, mas por acaso, aqui no agrupamento, não houve ninguém a ficar abaixo do limite e como todos colocámos apenas 1, não há problema, já que o acerto produziria um aumento igual para todos.

A tua colega que veja isto e que pergunte num sindicato o que pode fazer http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=95&doc=2416&mid=115

Creio que, estando todos na mesma situação na vossa escola e o mesmo acontecendo em muitas, possam colocar a questão para o provedor, já que o 200 não está redigido de acordo com o 15.
Outra solução é seguir para tribunal. Eles não podem é continuar a brincar connosco, prejudicando quem trabalha.

3:57 da tarde  
Blogger Setora said...

Olá Pedro
Hoje não condegui entrar no seu rio das maçãs. Lá voltarei.
Um abraço para todos

12:15 da manhã  
Blogger Setora said...

Bem, jg, lá fiquei com o ego em cima.
Vindo "o regalo" de um mestre, foi upa, upa, sempre a subir.
Lá irei ver, ler e aprender.
Um abraço

12:20 da manhã  
Blogger Setora said...

Pois é, lourdes, lá irei de visita.
Por cá nos vamos encontrando.
Volte sempre.

12:23 da manhã  
Blogger Setora said...

maria lisboa, muito me conta.
De há muito perdi a vontade de ler aquele arrazoado mas, pelo que me diz, terei de tirar isso a limpo.
Obrigada pela sua informação.

Está à vista a trapalhice deste "concurso". Ao que sei, em algumas escolas "os verificadores" avisaram as pessoas das incorrecções ou falhas de documentação para que tudo pudesse ser validado.
Noutras não deram cavaco e, logo que começou o período de acertos, impediram a entrada de qualquer justificativo. Tiranetes tirocinados!
Logo lhe direi de conclusões que tire.

12:34 da manhã  
Blogger Setora said...

maria lisboa,
é isso mesmo. Os satisfaz que lá foram postos equivalem a bom e valem portanto 5 pontos.
Terão que ser contabilizados nesses termos pelos júris.
Lemos esta treta toda em Janeiro e agora não fomos ao arquivo da memória.
Lá terei que emendar a mão.
Obrigada pela chamada de atenção.

1:30 da manhã  
Blogger maria_maia said...

Olá!
Esta minha visita é um
[CONVITE] para interagires no blog “vozesilenciadas”.

Aguardo-te
maria_maia :)

3:09 da manhã  
Blogger C Valente said...

Setora, aguardo mais apontamentos
seus,voltarei
Saudações

10:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home