A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

sexta-feira, setembro 28, 2007

Excertos

Excertos de diagnóstico, 5º ano deste mundo outro:

- Por vafor mãe.
- Não sei.
- Enquado a tia esta na farnsa.
- Eonde encotrasde
- Foi na rua e tive pena e turcepara casa
- Tabem cofensete-me podemosa ficacoele mas quado a tua tia vier da franca fai para casa da tua avó.

- Pais porque é que não deixam o gatinho ficár cá em casa ele está muito magrino.
- O filha estábem protas fica lá com o gato. Disseram os pais.
- Yes!!! vosses são os menhores pais do mundo. Disse eu

- Nempesses que vanentar com esse cão.

levai um gato para casa e os meu pais não me daicharam telo mas eu enseti enseti e eles deseram o gato fica ca 3 dias se cudares bom dele nos pensamos melhore 1 dia tratai do gato dalhe de comer fislhe muintos carinhos e brincai com ele...

Chegei a casa com o gato.
Premeiro foi falar com a minha mãe ela dice que com o meu pai.
Depois do jantar, o meu pai chamo-me.
A tua mãe falo-me que encotra-te o gato na rua.
- Sim pai. Encomtei na rua ao pe do campo de fotebol.
O meu pai dice que não pediamo ficar com ele Mas eu dece que gostava muito dele e eu comvecio e ele dice que sim. Eu ficai co o gato e dei o nome bolinhas. Eu e o bolinhas difertimos muito.

Estes são apenas alguns excertos. Que fazer? Cantigas, ora, ora, cantigas!

Senhora ministra
Venha cá abaixo
Diga-me um caminho
Sozinha não aixo!

Douto e sabedor
Senhor secretário
Mande-me uma luz
Por um cumentário.

Senhora presidenta
Meça, meça, meça
O meu empenhamento
Por certo, ora eça.

Contra o abandono
Pelos resultados
Já lhes sei os nomes
Já tamos falados.

Este ano são 28
P'ró ano serão 30
Nem temos cadeiras
Mas fasche uma finta.

Vem-me à cabeça o meu velho e excelente professor Óscar Lopes, em casa, ainda no Porto. A determinado momento da sua vida, ele gostaria de ter ido dar aulas para o então chamado ensino primário. Estou longe da sua sabedoria mas também me apetecia o 1º ciclo para tentar compreender por que fica vedado a tantos o domínio da língua.






7 Comments:

Blogger anna said...

Deixei-te 1 desafio no meu blog.
É só uma brincadeirinha...
Quando puderes passa por lá, ok?
Bom fim de semana.

12:30 da tarde  
Blogger anna said...

Que bom teres participado...
Qualquer gramática tem frases fortes!
Beijinhos e bom fim de semana.
Aproveita para descansares, ok?

2:56 da tarde  
Blogger Dona Betã said...

Sai frase feita: "Se não fosse trágico, era cómico." Pois é...

Nem todos podem ser "sábios" e há uns que ficam pelo caminho. Depois, tal como o vento norte, volta sempre.

Enigmático q.b. mas tem que ser. Eu sou assim e não mudo :))

Bjjj na Setora

3:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se tivesse dado as soluçoes, treinado as respostas, o costume portanto, nada que estranhasse muito, os resultados seriam bastante melhores...

10:37 da tarde  
Blogger Dona Betã said...

Setora, vou copiar este post. Posso?

1:28 da manhã  
Blogger Setora said...

Olhe, randon, o mais incómodo é que alguns daqueles poderiam ser dos sábios.Dou tratos ao miolo para descobrir como dar a volta a isto.


Também vou pela citação - o vento mudou e o cocabichinhos voltou.
Claro que pode copiar, jotaguê.
Irei visitá-lo/s.

2:04 da manhã  
Blogger Setora said...

Olhe, anónimo, não costumo ir por aí. Não me interessa mesmo nada.Eu não preciso de "resultados". Os alunos é que precisam de aprender. Pode ser que consigam. Tentarei, sem soluções nem soluços.

2:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home