A minha foto
Nome:

M. Eugénia Prata Pinheiro

quarta-feira, outubro 08, 2008

Entretenimento generalizado

Está à vista que a droga da avaliação se tornou fortemente alucinogénea. Não que eu ande a ver as grelhas que por aí andam a fabricar-se - mantenho-me longe desse consumo perigoso para a saúde. Mas pelo ambiente gerado é fácil concluir que a coisa está a ficar muito feia. "Ó X, disse-me a Y que tens uns materiais bons para as aulas de sssssssss." "Tenho mas são meus". GRRRRR, vóóóóómito!Pulsão suicida que o excelente, o muito bom ou até o bom geram!

Ao que parece o frenesim local de construção do "melhor instrumento de medida do empenhamento" tem os dias contados. Finou-se já o processo. Que arda nos infernos que tem acendalha que chegue na papelada inútil já forjada.

Segue-se, vindo do olimpito, um processo modernaço, simplex, digitalex. Não atenuará o desastre desencadeado. Mas, como sou otimista, suspeito que terá caminho semelhante ao processo finado. E que morra depressa. Talvez se possa fazer-lhe o funeral no dia 15 de Novembro. Sobrarão ainda muitos meses para salvar o ano lectivo, para que as pessoas tenham tempo, paciência, energia e sabedoria para se ocuparem dos alunos.

Vem esta arenga a propósito das notícias dadas no blogue educacaosa, dadas pelo senhor reitor.
Furtei o post. Aqui fica.

A Simpflificação - Primeiro Passo

Já se diz por aí, nos mentideros, que ontem reuniu o Conselho das Escolas com toda a equipa ministerial: a Maria de Lurdes Rodrigues, o Valter "Excesso Grave de Faltas" Lemos e o Jorge "Sinistro" Pedreira. Ainda não tive confirmação se o Ingº esteve presente. Pode ser que ...mais logo.
Ao que me sopraram, a grande novidade da sessão de "informações" (até no Magalhães se falou) foi sobre a avaliação dos professores.
Parace que vai ser centralizada através de uma aplicação na internet. Vai fazer-se tudo online?!?!
Estavam os professores preocupados com as metas, os objectivos mínimos e as notas máximas... Calma! Ainda têm tempo. Aguardem pela aplicação...
Pensavam eles, erradamente, que se ia manter o modelo de avaliação;
Culpabilizavam os sindicatos por se terem comprometido com um mau acordo...
Nada disso!
A Ministra da Educação, afinal não é assim tão má para os professores.
No momento em que todos estavam a desesperar com as grelhas, os objectivos e todas as outras fatalidades , repito, fatalidades, a ilustre Ministra da Educação de Portugal foi ao Parlamento das Escolas anunciar um modelo simplificado: A Avaliação pela Internet!


Modelo simplificado de Avaliação de Desempenho Docente Pela Internet
2008/2009

1. Há uma "aplicação" centralizada na DGRHE para se aplicar o modelo
2. Os professores inscrevem-se na "aplicação" tal qual para os concursos, com login e password
3. É-lhes colocado um chip informático de identificação
4. Os avaliadores, já chipados na qualidade de avaliados, avaliam também pela internet
5. A Big Mother controla todo o processo, verificando da legalidade, das notas que cada um dá e que cada um obtém, dos objectivos e tudo o mais...
6. No fim do processo, imprimem-se as fichas e... já está.

A menos que haja surpresas, não demorará muito a que os professores estejam todos com um bonita trelinha (electrónica, claro) nos seus ilustres pescoços.

Reitor